Projetando Cursos Eficazes E Inovadores


Parte 2.2 Estratégias de Ensino


Links Relacionados


Nesta fase do tutorial, você definiu metas abrangentes, organizou o conteúdo e desenvolveu um plano de curso com idéias sobre como dar aos alunos a prática que lhes permitirá alcançar os objetivos do curso. Nesta seção do tutorial, você fará escolhas sobre o que os alunos farão para aprender o conteúdo do curso e praticar os objetivos. Antes de apresentar uma série de estratégias de ensino, esta seção do tutorial irá explorar brevemente o que é conhecido sobre como as pessoas aprendem.


Comece baixando a planilha (Microsoft Word 22kB Jun16 05) que acompanha esta parte e use-a como você trabalha através das seções abaixo.


Aprendizagem de Estudantes


Uma enorme quantidade foi escrita nas últimas duas décadas sobre pesquisas sobre como as pessoas aprendem. Embora esteja fora do escopo deste tutorial resumir a literatura, vários pontos relevantes para o desenho do curso emergem em um dos melhores resumos do campo, a publicação de 1999 do Conselho Nacional de Pesquisas How People Learn:


A pesquisa mostra claramente que uma pessoa deve ser contratado para aprender. As pessoas aprendem participando ativamente da observação, fala, escrita, escuta, pensamento, desenho e fazer.


Aprendizagem é reforçada quando uma pessoa vê potenciais implicações, aplicações e benefícios para os outros.


Aprendizagem baseia-se na compreensão atual (incluindo equívocos!).


Que mensagens podemos levar para casa para o desenho do curso?


Se a aprendizagem do aluno é a meta, o ensino eficaz significa criar ambientes de aprendizagem eficazes e ambientes onde os alunos estão participando ativamente e envolvidos com o material são cruciais para a aprendizagem do aluno.


Os alunos são mais propensos a aprender e reter se pedimos-lhes para fazer mais do que aprender informações. A inclusão de atividades onde os alunos podem explorar aplicações e implicações melhorará o aprendizado.


Uma sala de aula de conferência tradicional focada na apresentação de conteúdo por um instrutor normalmente não promove participação ativa e engajamento.


A maioria dos alunos escreve devidamente o que o instrutor escreve no quadro ou mostra em slides do PowerPoint, mas não está processando ativamente as informações. [Para outros, a indicação "as luzes acesas, mas nobodys casa" Seria mais apropriado]


Alguns alunos estão envolvidos no pensamento, comparação, análise e projeção durante a palestra. Eles são os que levantar uma mão e dizer, "Mas o que dizer X"? Ou "Isto deve significar que"


Porque muitos professores eram este último tipo de estudante, é difícil para nós reconhecer que a conferência tradicional não é um ambiente de aprendizagem eficaz para muitos de nossos estudantes porque tantos estudantes não participam ativamente durante uma conferência tradicional.


Vários anos atrás, um de nós era um observador em uma grande aula de aula. A palestra em si foi informativo, divertido e muito bem-entregue. O instrutor usou uma apresentação do PowerPoint com muitos gráficos com apenas algumas palavras-chave em cada slide. Ele não escreveu nada na placa, e não houve folhetos na sala de aula. Ele fez apenas tentativas mínimas durante a aula para envolver os alunos na resposta a perguntas. Eu assisti os dois alunos na minha frente durante a aula, e eles estavam, de fato, prestando atenção, mas eles anotaram apenas as palavras-chave que estavam nos slides do PowerPoint. No final da aula, um dos alunos fechou o caderno, suspirou e disse ao seu companheiro, "Não sei por que eu venho para a aula. Eu apenas anotá-lo e levá-lo para casa. & Quot; Seu companheiro disse, "Yeh, eu sei." O instrutor tinha apresentado uma palestra bem-entregada, mas estes dois estudantes foram acoplados somente à extensão de escrever para baixo algumas palavras chaves. Sua experiência de aprendizagem durante a aula não era o que o instrutor esperava que fosse.


Aprendendo estilos


Antes de começar a ensinar as estratégias que promovem a participação e o acoplamento ativos do estudante, faça exame bem de um olhar breve em estilos de aprendizagem, um outro aspecto importante da aprendizagem que seja útil fatorar no projeto da atribuição e da atividade. Se todos aprendessem da mesma maneira, seria fácil escolher estratégias de ensino para otimizar o aprendizado. A forma como as pessoas aprendem, no entanto, varia muito, assim como a preferência individual por receber e processar informações. Como isso influencia o ensino?


Seus estilos de aprendizagem certamente não coincidem com os de todos na sua classe, e seus estilos de aprendizagem pode, de fato, ser bastante diferente, mesmo de uma maioria de seus alunos.


O que funciona bem para você pode não funcionar bem para alguns (ou mesmo mais !!) de seus alunos. Porque cada um de nós sabe o que funciona para nós mesmos, foram propensos a selecionar estratégias de ensino que favorecem os nossos próprios estilos de aprendizagem. Se escolher apenas estratégias de ensino que optimizem a aprendizagem para os alunos com os seus estilos de aprendizagem, muitos dos alunos da sua turma podem estar em desvantagem.


Saber algo sobre estilos de aprendizagem em geral e seus próprios estilos de aprendizagem em particular pode ajudá-lo a planejar tarefas e atividades que atingem os alunos com tantos estilos de aprendizagem diferentes quanto possível.


Tarefa 2.2a: Inventário de estilos de aprendizagem


Um inventário de estilos de aprendizagem comumente usado na web foi desenvolvido há vários anos na North Carolina State University por Richard Felder e Linda Silverman. Enquanto existem outros inventários de estilos de aprendizagem, temos dados de vários anos de participantes do Workshop de Design de Curso com os quais você pode comparar seus próprios resultados. Vá para o inventário de estilos de aprendizagem. E fazer a breve pesquisa. Imprima os resultados, bem como o texto interpretativo e informações adicionais (mais informações).


À direita, você verá os resultados de estilos de aprendizagem de um grupo de 40 participantes do Workshop de Design de Curso para perguntas na categoria ativa versus reflexiva.


Os números negativos refletem a preferência por processar informações ativamente através do engajamento na atividade física ou na discussão; Os números positivos refletem a preferência pelo processamento da informação refletida através da introspecção.


Bar heights refletir o número de indivíduos com uma determinada pontuação.


Indivíduos com escores no intervalo médio tendem a processar informações ativamente às vezes e reflexivamente em outros momentos (isto é, eles fazem ambos sem preferência forte). Indivíduos com escores em ambas as extremidades têm uma forte preferência por processamento ativo ou reflexivo.


Suponha que esse grupo de 40 fosse sua classe. Se você teve uma pontuação de 7 em sua própria pesquisa estilos de aprendizagem, você prefere processar as informações através da introspecção. 20% de sua classe, no entanto, tem uma forte preferência (pontuação de


9) para processar informação activamente. Projetar uma variedade de tarefas, ou fornecer oportunidades para introspecção e discussão dentro de uma tarefa, irá atender às necessidades de mais de seus alunos.


Você pode encontrar mais informações sobre o Índice de Estilos de Aprendizagem, como ele pode ser usado, e como evitar o mau uso dos resultados em um artigo de Felder e Spurlin (2005).

Comments